http://picasion.com/

domingo, 8 de setembro de 2013

A gota d’água

Pensei nassignificações que poderiam ter uma gota d’água.Faria diferença uma gota apenas? Se a gota fosse acrescida ao oceano, nós a notaríamos? A sede de alguém passaria com uma gota d’água?Uma gota d’água poderia desencadear transtornos, dilemas? São tantas situações que a depender da experiência de cada pessoa, os significados podem ser bem distintos.

Chama-me atençãoa “Gota d’água”,de Chico Buarque, metáfora da própria vida, daquela que está por um fio, saturada de tantas crises e mais crises, de promessas não cumpridas, desilusões e desafetos. Uma vida cansada porque lhe falta a tão ambicionada exclusividade que se deseja ocupar na alma do outro. Na alma sim, porque o corpoviveem disputa.
Já lhe dei meu corpo
Minha alegria
Já estanquei meu sangue
Quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor...
(...)
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água.

Realidade desgastante, conflituosa, repetitiva. A gota d’água éo aviso em tom de ameaça, de provocação, mas também se aproxima de um pedido pronunciado de mansinho, bem de-va-gar-zi-nho, quase suplicante, “faça não!”. A gota d’água é uma situaçãolimite, o símbolo da espera, a imagem que rotineiramente se repete e nos irrita seriamente.

A gota d’água é o desabrochar de um acontecimento, um pouco sem encanto, sem aplausos, à primeira vista.Gentilezas não mais trocadas, afetos perdidos, olhares desconfiados, sentimentos ameaçados. Tudo isso de uma só vez, como se fosse um grandeberro, um grito receoso.“Por favor... faça não”, diz o poeta, como se dissesse, tenha piedade de mim! Uma espécie de súplica dos amantes, somente eles eternizam o instante e fazem o agora ser para sempre.

Quando a gota d’água é percebida, a (r)evoluçãoacontece; seu silêncio é estrondoso, sua atitude uma explosão. Nela não há só desperdício e falácia, pode haver cores, amores, sonhos, transformação.A gota d’água bem que pode ser a imagem de um recomeço, que talvez se inicie dentro de nós mesmos, cá dentro da nossa alma, nos apontando caminhos. Caro leitor, cada gota d’água que cai eu aparo, um dia,farei dela uma fonte.
Professora Socorro Pinheiro (foto) - Texto publicado no Jornal A praça da cidade de Iguatú-Ceará. Por Blog Solonopole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário