http://picasion.com/

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Balanço do pac2 Obras de impacto no CE por iniciar ou em execução

No quesito transportes, o balanço do PAC 2 destaca a execução de trechos rodoviários como a BR 020
A conclusão de obras nas áreas de infraestrutura de transporte e energia mais uma vez é apontada como destaque na condução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Ceará, segundo seu 8º balanço, divulgado ontem, pelo Ministério do Planejamento. Na outra ponta, também parte da iniciativa do governo federal, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, considerando as obras de urbanização e assentamentos precários, tem todos os projetos inscritos ainda em fase de execução, com o Ministério classificando ações significativas nessa área, como a Bacia do Maranguapinho (Fortaleza e Maracanaú) e o Vila do Mar (Fortaleza), em status de "atenção e preocupante", respectivamente.

Ações significativas estão classificadas com status de "atenção e preocupante". Um exemplo são as obras do Vila do Mar, com 62% da execução. A intervenção está impactada pela paralisação da urbanização Foto: Waleska Santiago.

Embora sem determinar um índice geral de conclusão para o conjunto de projetos inscritos no PAC 2, o relatório limita-se a destacar o término de empreendimentos como da dragagem do Porto de Fortaleza, as usinas eólicas de Quixaba, Dunas de Paracuru e Icaraí, a Térmica Pecém I, a modernização da Linha Oeste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) e a Linha Sul (em operação assistida), o trecho IV do Eixão das Águas e o trecho da Transnordestina que liga o município de Salgueiro, em Pernambuco, a Missão Velha, no Ceará.

Obras, em boa parte concluídas há quase um ano, sem dar, no entanto, detalhamento maior a outros projetos importantes para o Estado, como a Refinaria Premium II, da Petrobras, ainda classificada como em estágio de ação preparatória, conforme o governo federal.

Rodovias e ferrovias - No quesito transportes, o balanço do PAC 2 traz como destaque a execução de trechos rodoviários como a BR 020, contornando Fortaleza, a adequação da BR 304 e ainda da BR 222, entre Sobral e o Porto do Pecém, esta com 71% dos trabalhos realizados. Já os acessos ao mesmo porto via BR 222 e CE 135 ainda encontram-se em estágio de ação preparatória, assim como o acesso ao Porto de Fortaleza por meio da BR 020 e a adequação da BR 116.

Na categoria ferrovias, além da conclusão do trecho Salgueiro (PE) e Missão velha (CE), o Ministério do Planejamento dá destaque para a execução do trecho Missão Velha ao Porto do Pecém. Dos 527 quilômetros previstos, 50 quilômetros estão em obras e a expectativa é de que até 30 de setembro de 2016 esteja concluído.

Portos - Ao lado da finalização da dragagem do Porto de Fortaleza, o balanço do PAC 2, apresentado ontem, aponta para a realização de 72% da obra do terminal de passageiros do referido porto.

Energia - Nessa área, que ao lado de transportes é a que mais se destaca no oitavo balanço do programa federal em termos de obras concluídas, o ministério dá destaque ainda para 20 projetos de parques eólicos que estão em execução e para mais 14 que foram licitados, contando ainda com o andamento da Térmica Pecém II. No quesito transmissão de energia, são enfatizadas grandes interligações como Presidente Dutra (PI) a Sobral (CE), em processo licitatório, e para a execução das linhas de transmissão Sobral II e Acaraú II, assim como para a linha que liga Russas a Banabuiú, também em fase de licitação.

Petróleo e gás - Considerando a produção de petróleo, o balanço do PAC 2 destaca a operação da fase 2 da Bacia Ceará e Rio Grande do Norte, assim como a descoberta de petróleo no pós-sal na Bacia do Ceará- Pecém. Outra obra em execução no Estado por meio do PAC 2 é o Gasfor, com 83 quilômetros de extensão previstos, contando com 71% já realizados.

Minha Casa, Minha Vida - No que tange ao programa habitacional do governo federal, o Ministério, enfatiza as obras de urbanização e assentamentos precários. Entre projetos inscritos em 2009 e 2011 a 2014, já foram contratados mais de R$ 560 milhões. Para o primeiro período, o nível de execução é de 96%, com apenas 11% naqueles contemplados no segundo.

Ações significativas como a Bacia do Maranguapinho e o Vila do Mar estão classificadas, respectivamente, com o status de atenção e preocupante.

A primeira está com apenas 27% realizados. De 2011 a 2014 R$ 500 milhões devem ser aplicados. Já a segunda com 62% da execução, está impactada pela paralisação das obras de urbanização. Ambas têm prazo de conclusão previsto para 31 de dezembro de 2014.
Por Anchieta Dantas Jr - Repórter. Esta matéria caderno Negócio do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário