http://picasion.com/

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Em um ano: Dobra número de açudes com volume inferior a 30%

Em outubro de 2012, eram 43 reservatórios com nível abaixo de 30% da capacidade. Dados atuais da Cogerh e do Dnocs mostram que 88 açudes estão nessa situação. Açudes muito críticos também tiveram salto em 2013.
Por Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
A reserva de água dos açudes cearenses vem minguando. Em outubro do ano passado, 43 reservatórios estavam com volume inferior a 30% da capacidade de armazenamento. Um ano depois, o número mais que dobrou. Até ontem, eram 88 açudes nessa situação.

Hoje, o nível dos 144 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atinge 36,1% da capacidade. Em outubro de 2012, apenas cinco açudes tinham volume inferior a 9%. A situação é considerada “muito crítica” pela Cogerh.

No mesmo período deste ano, o número de açudes com nível “muito crítico” subiu para 33. Salão e Souza, ambos em Canindé, por exemplo, têm apenas 2,6% e 0,2% das águas, respectivamente. O volume do São José II, em Piquet Carneiro, caiu de 50,2% para 2,8% do ano passado para cá.

Bacias - A bacia hidrográfica Sertões de Crateús saiu do estado de alerta (entre 30% e 50% da capacidade) e passou para situação “muito crítica”: atualmente está com 5,7% do que pode armazenar. Cinco bacias estão em situação “crítica”, com níveis entre 10% e 30% do total: Salgado, Banabuiú, Baixo Jaguaribe, Curu e Litoral. As bacias Metropolitana, Acaraú, Coreaú e Médio Jaguaribe estão em estado de alerta. A da Serra de Ibiapaba é a única considerada “confortável”, com 50,7%. Em outubro de 2012, nenhuma bacia estava em situação crítica.

De janeiro até outubro deste ano, o Ceará teve decréscimo de 7% na água armazenada pelos açudes monitorados. Isso significa uma perda de aproximadamente 475 bilhões de litros. As perdas, explica a Cogerh, se devem ao consumo humano e industrial, ao uso para irrigação e, principalmente, aos processos de evaporação e evapotranspiração, responsáveis por cerca de 30% da água que volta para a atmosfera. Outro fator é o baixo volume de chuvas nos últimos dois anos.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA - Atualmente, o nível dos 144 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atinge 36,1% da capacidade. Em outubro de 2012, apenas cinco açudes tinham volume inferior a 9%.

Saiba mais

Municípios atendidos por carro-pipa - A demanda por carros-pipa no Interior tem aumentado, segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins. Atualmente, o Exército atende 106 municípios. Outras 36 cidades são assistidas pela Defesa Civil do Estado.

Pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, as licitações para perfurar 395 poços foram concluídas na semana passada. As empresas, segundo Nelson Martins, já estão iniciando os trabalhos em municípios escolhidos pelos comitês do programa Água para Todos.

O secretário diz também que a Defesa Civil elabora edital para licitar a recuperação de 1.800 poços no Estado.

Multimídia - A situação dos açudes no Ceará é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.

Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 19h. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Multiplay).

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/ OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário