http://picasion.com/

sábado, 12 de outubro de 2013

SAÚDE PÚBLICA Sertão Central aguarda atendimento do Samu


O serviço de urgência está sendo ampliado em todo o Estado, mas muitas cidades ainda não têm cobertura.

Quixadá. As estatísticas de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas, nas duas maiores cidade do Centro do Estado, Quixadá e Quixeramobim, não chegam a ser tão alarmantes como as da Capital cearense, onde morre um condutor a cada três dias. Mas quem utiliza a motocicleta como transporte e procura trafegar corretamente pelas ruas dessas duas cidades está preocupado, principalmente com a falta de socorro de urgência. O serviço é considerado precário, por esse motivo cobram dos administradores públicos solução para o problema.

Acidentes registrados nas ruas de Quixadá ainda não contam com um adequado socorro, como o apoio de ambulâncias e equipes de paramédicos. Especialmente os ciclistas e motociclistas esperam com expectativa Foto: Alex Pimentel.

No último acidente envolvendo motocicleta, registrado na área urbana de Quixadá, não havia ambulância para socorrer o ciclista colhido pela moto. Conforme relatório emitido pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom), do 9º Batalhão Policial Militar (BPM), uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) foi quem transportou a vítima até o Hospital Municipal. Houve necessidade de apanhar uma maca e uma enfermeira. O ciclista foi transportado numa Saveiro porque não havia ambulância pública.

A secretária de Saúde de Quixadá, Aída Magalhães, reconhece a carência de unidades móveis de socorro no município. Atualmente, existem apenas duas ambulâncias disponíveis. A unidade móvel de UTI está na oficina. Todavia, ela justificou já estarem sendo adotadas providências resolver o problema.

As licitações para aquisição das peças da ambulância de UTI e uma viatura de socorro estão sendo elaboradas. Restam apenas tramitações administrativas. Ela ainda esclareceu ter assumido a pasta no início de agosto. Portanto, há pouco mais de dois meses. Todos os processos, inclusive para compras de equipamentos e medicamentos, foram anulados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, situação similar está passando a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), pois o novo secretário, Ciro Gomes, acaba de assumir o cargo. Em razão da mudança na secretaria estadual, o exame de seleção das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, previsto para o dia 6 de outubro, foi adiado. Mesmo assim, Ciro Gomes agilizará a implantação do serviço de emergência na região. Com a implantação do Samu em Quixadá, o município contará com mais duas ambulâncias, um delas básica e a outra, avançada.

Novas áreas A coordenadora da 8ª Célula Regional de Saúde (Ceres) sediada no município de Quixadá, Benedita Oliveira, confirma a informação da secretária municipal. Todavia, de acordo com a titular da 8ª Ceres, além de Quixadá, o serviço do Samu deverá atender também os municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga, formando uma central de atendimento regional.

Já no outro polo da região, Quixeramobim, além do serviço, está confirmada uma unidade móvel básica. "Mas a administração municipal esta trabalhando junto ao Governo do Estado para receber também um veículo com equipamentos de UTI", completou.

Na avaliação do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (ATMQ), Tarcísio da Silva, a situação dos acidentes sobre duas rodas ainda não é tão alarmante na sua cidade. Sobre o serviço de socorro, informou ser prestado na cidade pela Secretaria de Saúde do Município. Ele não soube informar mais detalhes, não competem a sua área, de fiscalização de trânsito. Mas conforme servidores mais antigos o Corpo de Bombeiros também costuma prestar a assistência socorrista, embora a ambulância da corporação enfrente problemas de pane com frequência. O cabo PM bombeiro, Fernando Paulo, confirmou as dificuldades de manutenção, mas atualmente a ambulância está funcionando.

Ampliação - Conforme o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde do Ceará, médico Alex Mont´Alverne, o serviço do Samu está sendo ampliado em todo o Estado. O número de municípios contemplados passará de 41 para 72. O objetivo e instalar o serviço com pelo menos uma ambulância básica nos municípios com 50 mil habitantes ou mais. As próximas regiões contempladas serão o Sertão Central e o Vale de Jaguaribe. Até o fim do ano, segundo informou, o Cariri ou a região de Sobral, serão incluídos na rede do Serviço de Urgência.

Mais informações: Secretaria de Saúde do Ceará, Av. Almirante Barroso, 600 Fortaleza, Telefone: ( 85) 3101.5123 http://www.saude.ce.gov.br 
Caderno Regional do DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário