http://picasion.com/

sábado, 19 de outubro de 2013

Vazão de água em Banabuiu

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEid2VbF4QAsfX57lJgkGHmFbiIunTaABcihtvL_O2p8ZjkTzjowRehx1qI9FZV53yPSVOSL0Axa2sFR9IUMfXkkBWEME813rieQmlrakLI17DtOmHnEOqVHJYEaJk7NRbHwfd7l2mcXAOM/s170/Fotos+Banabuiu+2.jpgA Cogerh é responsável pela perinação do rio. Segundo os moradores a vazão da água liberada não tem sido suficiente. O volume combinado previamente com a cogerh não estaria sendo cumprido. O agricultor Silvio Oliveira disse “ficou acordado que seria soltado 450 litros d’água por segundo para abastecer, perenizar o rio Banabuiú, só que agente como julho e agosto o pessoal não tava utilizando, que ainda tava dando uma chuva, alguma coisa assim, ficou acordado que ia soltando um pouco de acordo com a necessidade, a comunidade ia pedindo a água pra eles aumentarem a vazão. Só que há 15 dias atrás agente reclamou na Cogerh e eles falaram que tava soltando 230 litros/segundos. Agente foi lá, reclamou que agente tava ficando pouca” afirmou Silvio.

Segundo Gilson Pereira técnico do escritório da Cogerh de Quixeramobim realmente a vazão esta a baixa da necessária. O problema foi detectado durante vistoria recente. Os técnicos repassaram informações ao DNOCS responsável pelo açude para si a liberação seja ajustada. “agente fez aferição e foi aumentada, certo, essa vazão para 600 litros/s, que vai dar para poder atender a demanda existente em todo o período”. Enquanto sua situação não é normalizada, os moradores do Coque tentam aumentar a oferta de água por conta própria cavando pequenos reservatórios próximos ao rio “pessoa ta fazendo das tripas coração, você ta vendo ai um com pá e enchada que poderia os órgãos públicos, prefeitura, infraestrutura, sei lá o que, poderia fornecer uma máquina pra poder cavar isso aqui, que isso ai é uma coisa de estrema necessidade, é coisa de calamidade pública”.

E o problema no abastecimento não é o único, os moradores do Coque também reivindicam a revitalização do antigo posto de saúde que esta desativada e sucateado. O atendimento esta acontecendo em uma casa alugada “Você vê a situação ai como é que ta, não tem água encanada, não tem a mínima estrutura de funcionar, entenda, e aqui foi construído em 1986 e daí pra cá nunca foi feito uma reforma” disse o vigia Valfrido da Silva.

Segundo a Secretaria de Saúde de Quixeramobim já existe um projeto para a construção ou reforma do posto da localidade “esta esperando o Ministério da Saúde liberar uma construção ou uma reforma, certo, então primeiro que abrir, assim que o Ministério da Saúde liberar que é o REQUALIFICABR, que é o Programa do Ministério da Saúde, a qualquer momento agente está aderindo” informou Ana Amélia Secretária de Saúde de Quixeramobim

Nenhum comentário:

Postar um comentário