http://picasion.com/

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Solonopole confirma 27 casos de dengue no município

A equipe de Endemias e Zoonoses do município de Solonópole é composta por um Coordenador Municipal (Érico de Medeiros – Médico Veterinário), um Supervisor (Antonio Vitorino Có – Ministério da Saúde) e dez Agentes de Combate às Endemias (ACE’s).
São programados seis ciclos anuais no controle da Dengue e, até o momento, está sendo finalizado o quinto, ciclo este, que apresentou 36 prédios positivos em dois bairros: Centro (14 prédios) e Domingos Sávio (22 prédios). No total, 45 larvas foram identificadas como sendo do mosquito Aedes aegypti, das quais 32 foram encontradas em caixas d´água, quatro em tanques e três em ralos de banheiros.

Em relação aos casos humanos, este ano foram notificados 67 casos da doença, dos quais 27 foram confirmados através de sorologia pelo Laboratório Central de Senador Pompeu.

A Secretaria de Saúde tem garantido o atendimento aos pacientes suspeitos, tanto nos Postos de Saúde, quanto no Hospital municipal, onde os mesmos estão sendo orientados e tratados (analgésicos, antipiréticos, hidratação e repouso). Paralelo a isso, são feitas as notificações e as coletas de sangue para diagnóstico da doença. O Hospital também dispõe de três ambulâncias e dois veículos tipo “Corsa” para eventuais transferências de pacientes para os hospitais de referências em outras cidades.

Em relação ao combate ao mosquito, desde o dia 04 de novembro esta sendo feita a borrifação com inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) com nebulizador costal motorizado (Fumacê) nos bairros onde foram encontrados as larvas do mosquito. Esta borrifação será feita por três ciclos consecutivos. Além disso, oito ACE’s estão fazendo os trabalhos de Levantamento de Índice Amostral (LIA) + Tratamento Focal, nas localidades adjacentes aos bairros positivos.

Esta sendo feito também, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, um mutirão de limpeza em vários Terrenos Baldios (TB’s) localizados na sede municipal.
Hoje (14/11) foi realizado uma panfletagem na Avenida Cachoeira Riacho do Sangue (Avenida da Feira Livre), com a equipe de Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s), onde serão repassadas informações para os feirantes e a população, sobre a doença e os cuidados que se deve ter para evitar os criadouros dos mosquitos em suas residências e no ambiente de trabalho.

Para a próxima semana, estão programadas atividades educativas nas escolas da sede municipal com as Equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), além do Setor de Endemias.

“O setor da Saúde não é o único a ter responsabilidade pela “eliminação” do mosquito Aedes aegypti.” A responsabilidade individual e coletiva, comunitária e de outros setores da sociedade, são muito importantes no enfrentamento da Dengue!
“DENGUE...É fácil combater. Só não pode esquecer!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário