http://picasion.com/

quarta-feira, 19 de março de 2014

SANTO das CHUVAS: Devotos reverenciam São José em Banabuiú no Sertão Central

São José - Aprigio Mix 1
São José - Aprigio Mix 2
Banabuiú > O dia amanheceu nublado na maior parte do Centro do Estado. Nos dias anteriores as chuvas, apesar de poucas, segundo registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) banharam praticamente toda a região. Para muitos, principalmente os devotos de São José, apenas o anuncio de bom inverno após dois anos de seca. Por esse motivo, ainda cedo deste 19 de março, dia dedicado ao “Santo das Chuvas”, várias comunidades do Sertão Central realizaram procissões e celebrações especiais.

Em Banabuiú, a paróquia de Nossa Senhora de Fátima realizou uma missa campal ao lado da barragem do açude Arrojado Lisboa. O nível da água atingiu um dos mais baixos de sua história, com menos de 20% de sua capacidade. Mas nos últimos dias subiu 17 centímetros, explicou Aprígio Mix. O número de fiéis não era tão grande, mas a fé com certeza. Agradeceram e pediram ao padroeiro do Ceará mais chuvas, para os açudes e as plantações do povo nordestino.
No distrito de Custódio, na zona rural de Quixadá, de quem São José também é padroeiro, não foi diferente. Houve procissão pelas ruas da vila e em seguida a celebração eucarística com a participação de centenas de fiéis, inclusive de comunidades distantes. Lotaram a igrejinha e não se cansaram de gritar: Viva São José !. Já na cidade, a igreja de Jesus Maria José, mais conhecida como “Catedral.  Diário Sertão Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário