http://picasion.com/

terça-feira, 13 de maio de 2014

Pequenos gestos podem mudar e fazer avançar diz Eunício em homenagem a dragão do mar

<br/><a href="http://oi58.tinypic.com/nodi5i.jpg" target="_blank">View Raw Image</a>Brasília - Atendendo a requerimento de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), o senado realizou sessão solene nesta segunda-feira (12) para homenagear o centenário de morte de Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Dragão do Mar. O cearense foi personagem fundamental para que o Ceará entrasse para a história como primeira província brasileira a abolir a escravatura.

Fazendo referência a bravura de Dragão do Mar, Eunício disse que os pequenos gestos e ações humanas podem mudar e fazer avançar os rumos de uma cidade, estado ou País. “São gestos que podem ser de libertária rebeldia, de reivindicação, de organização, de alerta, de mudança (...) temos o dever de interpretá-los, de atendê-los, e de mantê-los vivos, para que sirvam de exemplo às futuras gerações”, afirmou.

Eunício reconheceu que foi graças ao movimento liderado por Dragão do Mar, que o Ceará festeja neste 13 de maio os 130 anos de libertação dos escravos, enquanto o restante do país comemora os 126 anos da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, demonstrando o poder de luta e independência do povo cearense. “Francisco, com seu ato, já dava identidade ao espírito libertário dos cearenses, predominante até os dias de hoje, mostrando que, historicamente, o povo do Ceará preza a independência das suas escolhas, é dono da sua vontade”, lembrou.

Em seu discurso, Eunício destacou o ato de coragem de Dragão do Mar ao liderar o movimento que paralisou as embarcações que conduziriam os escravos ao sul e sudeste do País exigindo que se fizesse cumprir a Lei Eusébio de Queiróz. O peemedebista se referiu ao homenageado como exemplo a ser seguido “sempre a cada vez que alguém for alvo de atos que ninguém cometeria contra si próprio, a cada gesto de preconceito, a cada banana jogada no gramado, como se repetiu ainda ontem, durante uma partida do Campeonato Italiano”, defendeu.

Também discursaram em homenagem ao herói nacional os senadores Inácio Arruda (PC do B-CE) e José Pimentel (PT-CE); o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra; o vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Francisco Honório Pinheiro Alves; o diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Ricardo Falcão; e o secretário executivo da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Giovanni Harvey.

Dragão do Mar - Francisco José do Nascimento nasceu no dia 15 de abril de 1839. Era também conhecido por Chico da Matilde, em referência à sua mãe, a rendeira Matilde Maria da Conceição. Do jornalista e romancista Aluísio de Azevedo, ganhou o apelido de Dragão do Mar.

Ele trabalhava no porto em uma função de chefia e era prático da Capitania dos Portos. Assim, do mesmo jeito que tinha grande contato com os jangadeiros e escravos, convivia com setores da elite e participava de ações abolicionistas, movimento em alta no Ceará desde a metade do século 19. Por  Bárbara Gonçalves da Assessoria de Comunicação do Senador Eunício Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário