http://picasion.com/

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Eunício debate reforma política com vereadores do Ceará

(Brasília 23.04.15) As alterações na legislação política e eleitoral discutidas e sugeridas pelo Congresso pautaram a reunião entre vereadores do Ceará e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), nesta quinta-feira (23), em Brasília.

Em torno de 80 legisladores representantes de diversas regiões do Estado fizeram questão de agradecer o empenho de Eunício na liderança dos debates e procuraram tirar suas dúvidas.

Para esclarecer os temas já aprovados pelo Senado e encaminhados à Câmara, Eunício afirmou que há certo movimento favorável à aprovação dos projetos que preveem o fim das coligações proporcionais para eleição de deputados federais, estaduais e vereadores, assim como o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente.

Para ele, a proposta que torna coincidente a realização de eleição para todos os mandatos, sem a convocação de eleição para mandato tampão, e o fortalecimento dos partidos através de regras mais rígidas visando à fidelidade partidária, também estão entre os temas com mais chances de serem aprovados a tempo de terem validade já nas próximas eleições.

A vereadora Tia Rita, do município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, afirmou que as mudanças sugeridas para eleição de vereador têm gerado algumas dúvidas entre os legisladores e a população dos municípios. “Essas mudanças nos preocupam e queremos saber efetivamente o efeito que elas vão nos trazer já nas próximas eleições”, questionou a vereadora se referindo ao voto distrital para vereador.

Eunício reforçou que esse sistema ainda precisa ser analisado pela Câmara e que caso seja sancionado, dividirá os municípios com mais de 200 mil eleitores em distritos, no número correspondente ao de vagas na Câmara.

Ele acrescentou que a proposta busca ampliar o debate para que as regras passem a ser mais claras e gerem economia de gastos. “Não podemos ir mais uma vez à outro processo eleitoral sem apresentar mudanças que correspondam ao que a população está pedindo nas ruas. Como o combate a corrupção e redução de gastos”, disse.

Eunício ainda defendeu o voto majoritário para eleição proporcional, onde os mais votados são eleitos e o fim do suplente de senador sem voto.

Em nome dos vereadores, o representante da cidade de Brejo Santo, Anão Rufino, agradeceu o empenho de Eunício e disse confiar na liderança do peemedebista à frente dessa discussão. “Vamos sair daqui agradecidos porque confiamos na sua liderança”, disse.

Vereadores pedem apoio de Eunício para eleição da UVC

Acompanhado do deputado estadual Audic Mota (PMDB), da deputada federal Gorete Pereira (PR), o vereador Hérberlh, representante da cidade de Baturité, pediu apoio de Eunício para eleição de presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), que acontecerá no próximo dia 30.

Ao reconhecer sua liderança na região e os trabalhos já desempenhados junto ao eleitorado, Eunício assegurou apoio integral à Hérberlh e se colocou a disposição do candidato no pleito e após sua vitória.

O líder peemedebista disse ser importante eleger alguém que possa dar continuidade ao que foi iniciado pelo deputado Audic Mota, quando esteve à frente da entidade. Ele afirmou que acredita na capacidade de Hérberlh incentivar o diálogo entre os associados e fortalecer, principalmente, o elo entre eleitor e o vereador. “Sabemos que o vereador é o agente mais cobrado, mais requisitado em todo esse processo e Hérberlh tem essa condição de fortalecer a atuação do vereador como agente social”, defendeu.

Aplaudido por dezenas de vereadores, o candidato Hérberlh agradeceu o apoio de Eunício e assegurou a ampliação do diálogo e o fortalecimento da entidade. “Nós estaremos com toda a classe, porque aqui existem representantes de todas as partes do Ceará, trabalhando e sabendo o nome de casa associado. Priorizando esse diálogo. Porque a UVC é dos vereadores”, disse.

Estiveram presentes vereadores dos municípios de Maracanaú, Itapipoca, Baturité, Itapajé, Ibicuitinga, Morada Nova, Madalena, Aurora, Quixeramobim, Barbalha, Mulungu e Chorozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário