http://picasion.com/

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Banabuiú incluido: Curso de formação do CAR chega à Tauá e já atinge 13 territórios rurais no Estado

Mais vinte técnicos capacitados com o curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (Car) no município de Tauá. De 28 de setembro a 02 de outubro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve no Instituto Federal do Ceará daquela região, onde promoveu mais uma capacitação em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). O treinamento tem como objetivo formar multiplicadores, para que os mesmos possam auxiliar de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relativas ao cadastramento.

A capacitação ocorreu das 08 às 17h, sob o comando das palestrantes e engenheiras florestais da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace Marcela Eberius e Jaine Cubas. Ao todo o curso fornece 40 horas/aula. Na sexta-feira (02) foi realizado mutirão de cadastramento, no intuito dos alunos auxiliarem os produtores a se cadastrarem sobre a supervisão das instrutoras da Superintendência. 

De acordo com a Diflo da Semace, com esses treinamentos sobe o número de municípios capacitados e juntamente o número de facilitadores para auxiliar os pequenos proprietários e posseiros rurais, os dados serão atualizados no site da Semace mensalmente, divulgando os municípios e quantidade de capacitados. A partir dos 13 territórios rurais as atividades referentes ao CAR foram iniciadas: no Cariri, Inhamuns, Jaguaribe, Sertão Central, Região Metropolitana, Maciço de Baturité, Centro-Sul estando em etapas diferenciadas de execução. O curso ocorre em Sobral, de 05 a 09 de outubro.



De acordo com a Diflo da Semace, no total foram 100 cadastros apresentados pelos alunos dos cursos. Cada aluno só precisa mandar o total de cinco cadastros referente ao CAR. “Com certeza estão fazendo muito mais do que isso. Até maio de 2015 tinham sido feitos 475 cadastros. Em cinco meses de capacitações e sensibilizações o número foi para 2500 cadastros”, enfatiza o setor.


Confira aqui a lista de alunos capacitados no CAR pela Diflo da Semace.

Ações sobre o CAR - De acordo com a Diflo, é realizado um trabalho de mobilização pela Semace em parceria com técnicos dos municípios, representantes de sindicatos de trabalhadores e entidades estaduais. Durante essa etapa são apresentados os conteúdos programáticos focados na nova lei do Código Florestal nº 12.651 de 2012 e definidos o perfil do participante, bem como a co-responsabilidade no processo de divulgação e realização do CAR para os proprietários/posseiros com área de até quatro módulos. Neste momento, em parceria como municípios, a Autarquia participa também de entrevistas em rádios locais.


Ainda segundo a Diretoria, na etapa seguinte é que ocorre a realização dos cursos. “Ressalte-se ainda, que a Semace além da programação com os municípios pretende atender as demandas dos comitês de bacias e sindicatos de trabalhadores”, informa a técnica da Diflo, Tereza Farias, em referência à solicitação e realização do curso em novembro deste ano para atender o Comitê de Bacias do Banabuiú.


A Semace também tem participado de reunião com a equipe do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) sobre o cadastro ambiental em perímetro irrigados no estado do Ceará.


CAR - O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.


A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546. A Semace inicia o atendimento nos escritórios regionais localizados no Crato e Sobral, além da sede em Fortaleza, na Diretoria Florestal.


No site da Autarquia, o cidadão pode saber mais ou até mesmo acompanhar informações atualizadas através da aba de “Serviço”, localizada no lado direito, no ítem intitulado “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

Ana Luzia Brito - Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) comunicacao@semace.ce.gov.br  (85) 3101-5554/ 98653-8337


Sabrina Lima - Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil comunicacao@casacivil.ce.gov.br  (85) 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário