http://picasion.com/

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cadeias públicas do Estado ganham novos equipamentos de segurança

Clique para obter OpçõesClique para obter OpçõesClique para obter OpçõesGovernador Camilo Santana realizou a entrega de 318 equipamentos que vão colaborar para a padronização e maior segurança em todas as cadeias do Estado.

O governador Camilo Santana entregou, na tarde desta terça-feira (12), na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), a entrega de 318 equipamentos de segurança que serão  distribuídos para as cadeias públicas do Interior. Com isso, todas as 130 unidades do Estado serão beneficiadas.
A medida é resultado de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e de repasse do próprio Governo do Estado, que destinou à Sejus parte do material utilizado na Copa do Mundo.
Durante a solenidade, o chefe do Executivo visitou as instalações da Sejus e realizou a entrega simbólica das chaves dos equipamentos que auxiliarão os agentes na detecção de objetos de metal que estejam com pessoas que adentrem as unidades. Ao todo, são 77 portais, 26 raios-x, 69 banquetas eletrônicas e 146 raquetes eletrônicas. "Esses equipamentos chegam para fortalecer as condições de trabalho e evitar que as pessoas passem vexame ao serem vistoriadas. São equipamentos modernos que chegam para humanizar o tratamento dos visitantes", disse Camilo Santana.
Além disso, o governador entregou o certificado de conclusão de cursos de capacitação para 242 egressos do sistema penitenciário e ressaltou as ações do Pacto por um Ceará Pacífico para prevenir a violência no Estado. "É importante polícia, mas também é importante prevenir, dar às pessoas áreas de lazer. As pessoas que cometem crime tem que ser punidas, mas é injusto ver diferentes crimes de maneiras iguais. Por isso estamos tendo maior rigor nas audiências de custódia, para garantir essa filtragem inicial. Outro lado importante é dar chance às pessoas que saem do sistema prisional, por isso tomamos a decisão que de 3 a 10% da mão de obra em contratos do Estado serão de egressos. Vamos lutar para que o Ceará, além de ser a Terra da Luz, seja também a Terra da Paz", explicou.
O secretário da Justiça, Hélio Leitão, também destacou o trabalho que tem sido realizado para humanizar o sistema de segurança. "Esse evento marca um momento importante para o sistema prisional do Ceará. O governador prontamente atendeu para que pudéssemos usar logo esses equipamentos. Graças ao esforço político dele, conseguimos eles sem custo. Tivemos também a entrega dos certificados dos cursos para os egressos do sistema penitenciário. Isso marca a filosofia da nossa gestão, garantir segurança sem deixar de olhar para a prevenção através da cultura e da educação. São estratégias como essa que temos tentado enxertar. Vamos juntos construir um Ceará mais humano, mais seguro, vamos juntos construir o tão sonhado Ceará Pacífico", disse.
Estiveram presentes na solenidade o procurador Geral do Estado, Juvêncio Viana, o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá; o assessor especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Acrísio Sena; o deputado federal Chico Lopes; os deputados estaduais Manoel Duca, Robério Monteiro e Tin Gomes; entre outros.
Modernização - Os novos equipamentos auxiliam na padronização dos procedimentos de segurança do sistema prisional na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e principalmente nas cadeias públicas. No interior do Estado, a distribuição do material foi feita de acordo com as cadeias que apresentam um maior efetivo de presos e que possuam estrutura física para receber as melhorias.
Com a novidade, o Depen dá seguimento ao plano de modernização dos sistemas penitenciários estaduais. Nos últimos anos, já foram cedidos computadores, detectores de metal, aparelhos de raio-x, viaturas e ambulâncias.
Equipamentos - Banquetas eletrônicas: novidade no sistema cearense, conseguem identificar a presença de possíveis metais introduzidos no corpo de visitantes.
Portais: utilizam de campo magnético, com identificação por luz e som, para identificar possíveis metais levados pelos visitantes,
Raios-x: dispõem de esteira eletrônica para a checagem de bagagens e objetos variados.
Raquetes eletrônicas: equipamentos de uso manual para a realização do trabalho de revista dos visitantes.
Fotos: Carlos Gibaja e Thiago Stille
Thiago Sampaio - Repórter/Célula de Reportagem
Ciro Câmara - Gestor de Célula/Secretarias ciro.camara@casacivil.ce.gov.br 
Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado

Casa Civil comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário