http://picasion.com/

quarta-feira, 23 de março de 2016

Senado avança na aprovação de projeto que dessaliniza água do mar e salobra para abastecimento


Um dia após o mundo refletir e discutir sobre a importância da água e os efeitos do clima e das ações do homem no meio ambiente, o senado avança na oferta de alternativas para combater a crise hídrica, principalmente no Nordeste do País.

É que nesta quarta-feira (23), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou projeto de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) que inclui entre as diretrizes e os objetivos da Política Federal de Saneamento Básico o incentivo à dessalinização   de   água   do   mar   e   das   águas   salobras subterrâneas.

De acordo com o senador, a iniciativa busca incentivar a produção de alternativas para o abastecimento da população, principalmente do Ceará, que há cinco anos vem sofrendo com a falta de chuvas.

Ele observou que a intenção é fomentar, através do governo federal, a adoção de tecnologias que possibilitem a dessalinização da água do mar e das águas salobras   subterrâneas para o abastecimento. “A proposta se mostra adequada sobretudo porque  a distribuição   da   água   disponível   no   território   brasileiro   é extremamente   desigual   e   a   opção   de   dessalinização   pode representar um instrumento de gerenciamento hídrico em todo país,  sobretudo  se  alcançarmos  o  nível  tecnológico  adequado, que é um dos escopos do Projeto”, defendeu.

O senador peemedebista ainda observou que a cada ano pioram os cenários e previsões apresentadas pelos institutos meteorológicos e que não adianta mais esperar pelas chuvas. “É preciso políticas, planejamento e ações efetivas para mudar essa realidade. Se países com climas piores que o nosso conseguem incentivar e garantir o abastecimento por meio da dessalinização, nós também podemos conseguir. É preciso decisão política”, argumentou.

Ontem mesmo, ao lembrar o Dia Nacional da Água, Eunício alertou para a crise hídrica que assola o Ceará sem que tenha, até agora, nenhuma política pública e planejamento por parte do governo estadual. “As gestões anterior e atual estão olhando todo esse caos sem conseguir elaborar uma alternativa. É preciso sair dessa passividade e tentar salvar nosso povo que não quer sair da sua região”, disse.

O projeto do senador Eunício segue agora para a Comissão de Meio Ambiente, onde terá votação em caráter terminativo. www.eunicio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário