http://picasion.com/

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição "Poema das Águas" neste sábado (21)

RBanabuiuO Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe nova exposição, neste sábado (21), às 10h. "Poema das Águas", de Nívia Uchôa, traz uma coleção de 38 fotos, fruto de um projeto de pesquisa chamado "Água pra que te quero!", que busca demonstrar a relação do ser humano com a água, a partir de uma estética artística e documental. A exposição fotográfica segue em cartaz até 25 de junho, com visitação gratuita, de terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h.

Recolhendo imagens de três  bacias hidrográficas no Estado do Ceará: Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe, Nívia Uchôa, a partir de sua documentação e poética contida nas fotos, busca sensibilizar a sociedade civil, no sentido de contribuir para o uso racional da água, estimulando uma reflexão sobre o tema e alertando sobre práticas cotidianas de desperdício que podem ser evitadas em prol da vida do planeta.

Para tanto, a pesquisa fotográfica - que deu origem também a um livro e um vídeo -documenta a água como patrimônio imaterial, utilizando como critérios de seleção: presença/ausência de corpos de água e forma de abastecimento (açudes, lagoas, rios, poços); presença/ausência de Unidade de Conservação, proximidade entre os municípios e tamanho da população.

“Hoje percebemos que as mudanças relativas à água provocadas pelos seres humanos são de enorme gravidade”, destaca a fotógrafa Nívia Uchôa. Assim, "Poema das águas" pretende, através da arte fotográfica, mostrar a pertença da água, sobretudo, pelo seu caráter simbólico e principalmente pelo seu uso, além de possibilitar e sensibilizar mudanças urgentes de atitudes para proteção da água e por consequência do meio ambiente, comenta a fotógrafa.

A exposição apresenta também, através de fotografias sociais, a relação do ser humano com a água pela ótica do cotidiano, com ênfase para práticas positivas e negativas do uso da água na sociedade contemporânea. Por meio desta ação, há um estímulo e difusão da arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através do olhar e, desta forma, promove reflexões coletivas sobre a importância da água, o desperdício e suas consequências, assim como dá visibilidade às ações de conservação e uso racional da água.

::Serviço::
Exposição "Poema das Águas", por Nívea Uchôa

Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)
Abertura: Sábado, 21/5, às 10h. 
Visitação: Até 25/6. De terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h. 
Entrada franca.

PRESS-RELEASE - SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ
Entrevistas/mais informações:
(85) 98824-0994 - Lucas Benedecti
(85) 99149-4987 - Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com Foto: Divulgação/Nívea Uchôa

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761.

Nenhum comentário:

Postar um comentário