http://picasion.com/

terça-feira, 26 de julho de 2016

Municípios cearenses são contemplados com apresentações do BPRaio

Expediente coordenadoria-01Os moradores da Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15), no Sertão Central do Ceará, já contam a atuação do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Implantado na região, desde o último sábado (23), o batalhão especializado inicia uma série de apresentações na área, nesta terça-feira (26). A inauguração do reforço policial na região foi realizada pelo governador Camilo Santana, na cidade de Quixadá – sede do BPRaio na AIS 15.

Simulação de abordagens e apresentações de manobras com as motocicletas utilizadas pelos militares estão entre as exposições feitas pelos policiais do BPRaio, que vão ocorrer entre os dias 26 de julho e 1º de agosto, em 11 cidades da AIS 15. O objetivo das demonstrações é mostrar, de forma simulada, o trabalho que será desenvolvido pelo batalhão, que atua de forma especializada no patrulhamento tático com motos. O roteiro de apresentações na AIS 15 vai ser iniciado nos municípios de Pedra Branca e Senador Pompeu, amanhã (26). Em seguida, nas cidades de Deputado Irapuã Pinheiro e Milhã, no dia 27; Solonópole e Banabuiu, no dia 28; Morada Nova e Ibicuitinga, no dia 29; Quixeramobim, no dia 30; e em Ibaretema e Choró, no dia 1º de agosto.

Na região de Russas – AIS 10, onde o BPRaio foi implantado, no último dia 16 deste mês, as apresentações já ocorrem desde o dia 19. Na manhã de hoje (25), foi a vez das cidades de São João do Jaguaribe e Alto Santo de serem o local das demonstrações dos policiais. Amanhã (26), nas cidades de Potiretama e Iracema; dia 27, em Ererê e Pereiro, e finalizando, dia 27, em Jaguaribe e Jaguaribara. Desde o dia 19, as apresentações na região já contemplaram os municípios de Quixeré, Jaguaruana, Itaiçaba, Palhano, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

Atuação na AIS 10 - As ações desenvolvidas pelos militares do BPRaio na AIS 10 já apresentam resultados positivos. Nesta segunda-feira (25), na cidade de Limoeiro do Norte, os policiais prenderam Francisco Leoneudo Eduardo Amorim, conhecido como “Mel”, que possuía um mandado de prisão preventiva em aberto por roubo. Considerado um dos bandidos mais perigosos na região, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzido para a delegacia da cidade. A abordagem ocorreu na Avenida Estevão Remigio, bairro Santa Luzia.

Ainda hoje (25), um patrulhamento pela Rua E, bairro Mutirão, na cidade de Tabuleiro do Norte, resultou em uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Enquanto os militares do Raio efetuavam abordagens em frente a um estabelecimento comercial, um homem identificado como Antoniel de Freitas Costa (24) tentou empreender fuga. Contudo, ele logo foi capturado portando um revólver calibre 32 com uma munição. O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Russas para o devido registro do procedimento policial.

Outra ofensiva culminou em uma motocicleta recuperada. A moto, uma Honda de cor preta e placa NVC-0722, foi encontrada em um matagal na localidade de Vale do Sapateiro, em Russas. O veículo foi tomado de assalto no último dia 20, na localidade de Inglá, ainda na cidade.

Atuação em território cearense - O reforço policial é resultado do compromisso do Governo de interiorizar as forças de segurança do Ceará, com o objetivo de intensificar as ações de combate ao banditismo e reduzir os índices de criminalidade – diretriz do programa estadual Em Defesa da Vida. O patrulhamento especializado do BPRaio será feito em locais com maior incidência de crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

O policiamento especializado já é presente na AIS 10, com sede em Russas; na AIS 11, com sede em Juazeiro do Norte; na AIS 12, com sede em Sobral; e na AIS 15, com sede em Quixadá. Além das bases no Interior, o Raio tem, em Fortaleza, 508 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Iguatu deve receber o batalhão especializado no próximo mês de agosto. Até o fim deste ano, Canindé, Crateús, Itapipoca e Tauá receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos.

Morgana Cruz Chaves - Assessora de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101 6519 e 98773 0295

Nenhum comentário:

Postar um comentário