http://picasion.com/

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Campanha de vacinação mobiliza comunidades das zonas rurais do Ceará

Os trabalhos não se limitam aos postos da sede; equipes do PSF percorrem distritos e localidades (Foto: Marcelino Júnior)Os trabalhos não se limitam aos postos da sede; equipes do PSF percorrem distritos e localidades (Foto: Marcelino Júnior).

Mobilizar a população para a Campanha Nacional de Multivacinação é a missão das equipes de imunização dos municípios cearenses. A campanha teve início na última segunda-feira (19) e segue até o final deste mês. De acordo com o Ministério da Saúde não existe uma meta a ser cumprida. O trabalho acontece para atualizar a caderneta de imunização, colocando em dias aqueles que estavam com o cronograma de prevenção em atraso. Com a população da zona rural, o trabalho tem sido ainda mais estratégico para conscientizar o público alvo.

A presença diária nas localidades da zona rural diminui as chances de baixa adesão. Neste Município da região central, onde a maior parte da população está na zona rural, segundo aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a secretaria mantém diariamente equipes do Programa Saúde da Família (PSF) estão nos cinco postos espalhados pelas localidades. “Sempre temos vacinas com as equipes nestes pontos e estamos ainda mais atentos neste período de campanha para não deixar faltar nenhuma dose a ninguém”, afirma a secretária Patrícia Almeida. O trabalho dia a dia com os moradores diminui problemas como dosagens em atraso. Mesmo que a adesão do público seja avaliada como positiva, o trabalho a fazer “é apenas de continuidade”, conforme salienta a secretária.

A situação é parecida também em Quixeramobim, onde a cobertura nos distritos é de quase 100%, conforme aponta a coordenadora de imunização Luciana de Figueiredo. “Nós não centralizamos as vacinas apenas nas unidades básicas da sede, as equipes levam as doses até essas comunidades”. Luciana diz que ida das equipes mesmo às localidades mais distantes, garante um bom retorno e facilita o acesso daquela população aos meios preventivos. “A equipe vai até esses locais mais distantes. É isso que tem feito nossas cobertura estar sempre 100%”.

Esta é uma parte da matéria da editora Regional do Diário do Nordeste desta quinta-feira (22), que mostra como a campanha de vacinação tem funcionado nas zonas rurais dos municípios cearenses. Mostramos a situação na Zona Norte do Estado, no Centro Sul e ainda na região do Cariri. Leia a matéria completa aqui: Campanha de vacinação inclui zonas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário